Webquest "Detetives do Passado" -Escravos e Libertos no Brasil século XIX

 Comentários: É um projeto desenvolvido por Keila Grinberg e Anita Almeida, historiadoras e professoras do Departamento de História da UNIRIO. Realizado no âmbito do Núcleo de Documentação, História e Memória (NUMEM) da UNIRIO, o projeto também faz parte das atividades do Centro de Estudos do Oitocentos (CEO).

Estas atividades estão baseadas no livro Oficinas de História e nas atividades desenvolvidas nas disciplinas Metodologia do Ensino de História e Seminário de Pesquisa em Ensino de História, ministradas aos alunos do curso de graduação em História da UNIRIO. As atividades são voltadas para alunos do Ensino Fundamental e Médio, mais especificamente para a faixa etária dos 11 aos 16 anos. Abaixo há trechos da entrevista retirada do site Revistapontocom da entrevista concedida pela professora Keila Grinberg. "A ideia de usar a palavra Detetives no projeto vem daí. Queríamos mostrar que o historiador é um detetive, que tem mistérios para resolver, que precisa buscar pistas, documentos e construir interpretações e hipóteses. O projeto consiste na realização de atividades investigativas que se encontram num site na internet. (...) Todas as atividades têm o mesmo formato: elas partem de um problema que os alunos devem resolver. Para isso, eles têm uma tarefa e um passo a passo, onde são apresentadas as informações e os documentos necessários para a resolução do problema. Esta primeira etapa do projeto, que já está no ar, tem como tema a escravidão no Brasil. Por esta razão, escolhemos abordar situações que colocassem em evidência a diversidade da experiência de escravos, libertos e seus descendentes no século XIX. Optamos por enfatizar a ação dos indivíduos neste período, demonstrando como suas atitudes e escolhas são importantes para a compreensão do processo histórico como um todo, que é tão diverso e complexo como são as experiências das pessoas que viveram aquele tempo. Desta forma, pretendemos criar situações em que os estudantes possam de alguma maneira se colocar no lugar de pessoas reais que viveram situações reais – no caso, a realidade dos cerca de um milhão e meio de africanos e seus descendentes que viveram no Brasil oitocentista."


POSTADO NO WIXSITE: 01 de maio de 2018

Confira o documento integral com as orientações no link: https://drive.google.com/open?id=1hTUsLUFwCLR1CYskquOA7xZdUaijghRb

Caro(a) professor(a): É recomendado ler as orientações, testar o jogo digital antecipadamente, e analisar se é adequado ao nível de entendimento da turma, bem como levantar questões problematizadoras ligadas ao jogo. Tudo visando enriquecer sua aula e tornar estes recursos digitais um aliado no ensino-aprendizagem. Este arquivo contém hiperlinks do jogo e outros materiais.

Assunto: Cotidiano de escravos e libertos no Brasil no século XIX

Palavras-chave: Escravos -libertos - século XIX- Brasil

Link do jogo: http://www.numemunirio.org/detetivesdopassado/

Gênero do jogo: jogos educacionais - webquest

Desenvolvedores: Realizado no âmbito do Núcleo de Documentação, História e Memória (NUMEM) da UNIRIO.

Compatível: windows, linux - Obs: On-line

Classificação etária: Livre
#jogosdehistoria #jogosdehistoriacuradoria #aprendercomdiversao

204 visualizações
Minha foto
Prof. Daiana
Mãe atípica e professora com muito orgulho que acredita no poder transformador da Educação! #profdaianafontana